[Canadá] Aproximadamente 850 detenções em Toronto após os protestos contra a cúpula do G20

Aproximadamente 850 pessoas
estão presas por conta dos protestos que marcaram as reuniões de cúpula
dos países mais industrializados do mundo (G8) e das nações emergentes
(G20), que terminou neste final de semana em Toronto.

g20Um comunicado da polícia
canadense indica que os detidos se envolveram em "incidentes violentos"
durante as
manifestações. As autoridades não informaram que acusações
pesam contra os ativistas ou quanto tempo eles ficarão presos. Hoje
ainda podem ocorrer mais prisões.

Os últimos confrontos em
Toronto ocorreram ontem (27) quando centenas de manifestantes marcharam
em direção ao centro de detenção temporária, um antigo estúdio de cinema
criado para abrigar os ativistas presos. A polícia usou bombas de gás
para dispersar o protesto solidário que exigia a liberação dos detidos.


Na madrugada de
domingo, em Calgary, a terceira cidade mais populosa do Canadá,
anarquistas atacaram um banco RBC e um McDonalds, além de realizarem
pichações contra o G8 e o G20, numa ação em solidariedade e apoio aos
detidos e feridos durante os protestos contra a reunião dos
grupos compostos por países desenvolvidos e emergentes.

Vídeo da polícia reprimindo a
marcha solidária:

 http://www.youtube.com/watch?v=Hu0OXUgckdM&feature=player_embedded

Reportagem fotográfica dos
protestos, da repressão policial e do esquema de segurança da cúpula do
G20 em Toronto neste final de semana:

http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8490.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8500.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8489.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8497.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8503.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8492.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8504.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8494.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8501.html

 http://www.gipfelsoli.org/Repression/Ontario_2010/Ontario_2010_Pictures/8483.html


Fonte: Agência de Notícias Anarquistas – ANA

Posted in Notícias | Comments Off on [Canadá] Aproximadamente 850 detenções em Toronto após os protestos contra a cúpula do G20

[Rio de Janeiro] Flor do Asfalto: Jornada de Atividades contra os desalojos

Irá acontecer uma Jornada de Atividades contra os desalojos no Rio de Janeirookupa.


Tentamos com isso unir forças de grupos distintos que irão atividades em conjunto ou separadamente, sob o mesmo tema. E aproveitaremos também para incluir em diversos locais a discussão desse tema.

As atividades marcadas até agora são:

02/07 (sexta-feira) – 19h30 – Bate-papo na Biblioteca da Flor. A idéia dessa atividade é acontecer toda sexta-feira, cada vez com o tema. O primeiro será sobre (anti)civilização.

03/07 (sábado) – 14hs – Grafitagem na Flor. Só colar com materiais e idéias.

04/07 (domingo) – 14hs – Entendimento da Revitalização. Troca de informações, vídeos e mapas que esclareçam o que está sendo planejado pra área portuária do rio.

09/07 (sexta-feira) – 18h30 – Bicicletada Extraordinária contra os desalojos. Concentração na Cinelândia, em frente ao Odeon. Levar faixas e cartazes, quem puder.

10/07 (sábado) – 12hs – Mostra de Filmes Independentes na CASA (Rua Aureliano Portugal, 372 – Rio Comprido). Um dos filmes exibidos será o curta sobre o incêndio do camelódromo.

A presença, participação, idéias e apoio de todos e todas é mais que bem vindo.


Mais infos: flordoasfalto@bol.com.br

Posted in Eventos | Comments Off on [Rio de Janeiro] Flor do Asfalto: Jornada de Atividades contra os desalojos

[Rio de Janeiro] Okupa Flor do Asfalto ameaçada de desalojo

[A Okupa Flor do Asfalto, um espaço libertário político e cultural situado no Rio de Janeiro está sob risco de despejo. No dia 21 de junho último o local foi "visitado" por uma autoridade judicial com um mandato de reintegração de posse do imóvel. A seguir uma nota da okupação.]

Comunicado:Flor do Asfalto

A todxs companheirxs, a todxs as
flores e espinhos…

Copa do Mundo em
2014, Olimpíadas em 2016, o Rio de Janeiro se prepara para novos
negócios, novos empreendimentos. A cidade dos contrastes precisa de mais
máscaras que escondam a miséria, a desigualdade, a injustiça. Primeiro
passo: tirar o povo pobre do centro. As formas não têm escrúpulos nem
medidas. Podem ser o desalojo de ocupações, incêndios misteriosos (como o
ocorrido no camelódromo na Central do Brasil e em tantas ocupações e
comunidades), choque de ordem¹,o controle social é reforçado, varias
favelas da zona sul e centro foram escolhidas para serem dominadas pelas
UPP’s² (Unidades de Polícia “Pacificadora”)  e na zona portuária nos
deparamos com um projeto (porto maravilha) de “revitalização” onde os
interesses econômicos falam muito alto: construção do maior aquário
da América Latina, prédios de 50 andares, bancos, museu, estacionamento
para iates, e uma variedade de excêntricos investimentos. A realidade
atual do lugar é outra muito diferente, mas estamos sentindo na pele
estes processos. Em meio a região que figuram estes megalomaníacos
projetos se encontra nossa okupação (“Havia uma Flor no meio do caminho.
No meio do caminho havia uma Flor”). Um espaço de 2500 metros
quadrados, que está dividido em duas partes, uma na qual moram mais de
20 famílias e a outra onde se encontra um espaço anarkista auto-gerido
chamado Flor do Asfalto, que existe há quase 4 anos. Além de funcionar
como moradia de individuxs de afinidade, se desenvolve como espaço
cultural. Muitos eventos, oficinas, trocas de idéias, aconteceram e
continuam acontecendo. Existe uma biblioteca, oficina de serigrafia, um
herbário, atelier, oficina de bicicletas, uma pequena agroflorestas com
uma média de 70 espécies (algumas em
extinção), cooperativa de alimentos, cozinha comunitária e outras
coisas mais.

No dia 21 de junho
de 2010, segunda-feira, recebemos a visita de um oficial de
(in)justiça, que chegou com um mandado de reintegração de posse (com um
mês de prazo) destinado a uma empresa de arquitetura que há muitos anos
atrás funcionava no local, se deparou com famílias, crianças e
indivíduxs que aqui vivem e percebeu assim que não havia empresa alguma
para desalojar. A questão é que agora esta informação precisa chegar as
mãos do juiz, da 27ª Vara Cível Federal, e dele dependerá a decisão de
emitir a ordem de desalojo. Podem ser semanas, meses, como pode
acontecer a qualquer momento… é muito incerto.

Sabemos também que
a situação pela qual estamos passando não é isolada, ela está
contextualizada numa realidade onde os interesses dxs ricxs são os de
maior peso, e outras ocupações da região e centro já passaram ou estarão
enfrentando o mesmo problema.

Acreditamos que a
força e a solidariedade entre xs não privilegiadxs, o apoio mútuo, são
as nossas armas fundamentais!

Toda okupação é
uma barricada!

Morte ao Estado,
Viva a Anarkia!

Flor do Asfalto
resiste!

Mais infos: flordoasfalto@bol.com.br  

[1] Choque de
Ordem – Política de “limpeza” social levada a cabo pela prefeitura do
Rio de Janeiro que inclui a repressão a vendedorxs informais, moradorxs
de rua, e o desalojo de ocupações e comunidades.

[2] UPP (Unidade
de Polícia Pacificadora) – Destacamentos da Polícia Militar que estão
invadindo e se fixando em um número crescente de favelas com o objetivo
de ampliar o controle do Estado sobre a população pobre e favelada.

 

Posted in Notícias | Comments Off on [Rio de Janeiro] Okupa Flor do Asfalto ameaçada de desalojo

[Espanha] Solidariedade com @s antifascistas russ@s assassinado@s

[Antifascistas se concentram em frente a Embaixada Russa em Madri para recordar a tod@s @s companheir@s russ@s assassinad@s impunemente por fascistas daquele país nos últimos meses.]

No dia 24 do
passado mês de maio foram realizados dois ataques de grupos fascistas
nas cidades de Riazán e de Moscou. Nesse funesto dia,
os nomes de Dmitry
Kashitsyn e de Kostya Lunkin passaram a fazer parte da cada vez mais
extensa lis
ta de vítimas do fascismo na Rússia, que cresce dia após dia
com a cumplicidade das Forças de Segurança do Estado Russo.

Na cidade de
Riazán, o jovem antifascista Kostya Lunkin, de 25 anos, foi abordado na
frente de sua própria casa no dia de seu aniversário. A superioridade
numérica de seus agressores lhe impediu de evitar o ataque e foi vítima
de uma dura surra que terminou fraturando o crânio, onde entrou em
estado de coma que nunca chegou a acordar. Faleceu sete dias depois por
causa do espancamento. Pese a que dois "supostos" participantes do
assassinato foram detidos e reconhecidos pelas testemunhas da agressão,
eles foram postos em liberdade no dia seguinte.

Por outro
lado, Dmitry Kashitsyn, de 27 anos, e seu grupo de amigos, celebravam
nesse mesmo dia, 24 de maio, o aniversário de um deles ao noroeste da
cidade de Moscou. Sem prévio aviso, um grupo de uns 40 fascistas,
armados com pistolas de fogo e canivetes, atacaram o pequeno grupo que
ainda continuava na celebração. O enfrentamento se saldou com a morte de
Dmitry, que morreu antes da chegada da polícia e dos serviços médicos.
Em seguida seu pai também faleceria devido a um ataque cardíaco.

Trata-se de
dois novos assassinatos em um país onde as agressões de caráter racista
contra imigrantes, militantes antifascistas, jovens de determinada
estética ou indigentes são cada vez mais recorrentes. Só no período de
2003 até 2008, foram assassinadas mais de 300 pessoas a mãos destes
grupos, sendo em muitas poucas ocasiões detidos os participantes destes
fatos. A polícia russa tem mostrado de forma clara sua cumplicidade para
com estes grupos ultradireitistas, que atuam com total impunidade,
organizados em estruturas paramilitares que contam com treinamento
militar e armamento.

Estes infames
fatos, ocorridos nas entranhas do país que foi o principal artífice da
derrota do nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, fazem que
seja mais fundamental que nunca recuperar o espírito do 9 de maio, Dia
da Vitória. Os nomes de Dmitry e de Kostya passaram a estar junto
daqueles que no passado deram suas vidas lutando contra a Alemanha
hitlerista, e também junto aos de Alexander Rukhin, Alexey Krylov,
Stanislav Markelov, Anastasia Baburova, Iván Khutorskoy, junto ao de
nosso companheiro Carlos Palomino, e junto ao de outras tantas pessoas
que foram vítimas do sanguinário fascismo. Que seus nomes jamais sejam
esquecidos!

Dmitry, irmão,
nós não esquecemos!

Kostya, irmão,
nós não esquecemos!

Não passarão!

Madri, 18 de
junho de 2010.

Coordenadoria
Antifascista de Madri

Fotos da manifestação: http://theplatform.nuevaradio.org/index.php?p=1054

Fonte: Agência de Notícias Anarquistas – ANA

Posted in Notícias | Comments Off on [Espanha] Solidariedade com @s antifascistas russ@s assassinado@s

Bem vind@s

Fica cada vez mais evidente, a uma parcela cada vez maior de pessoas submetidas à Máquina-Sistema que há alguma coisa muito errada acontecendo. Mentiras, guerras, violência, sobrecarga e desgaste, sub-emprego, exploração, impostos e irresponsabilidades, escapismo, miséria, morte e inanição. É claro que nem todos são capazes de perceber conscientemente este mal-funcionamento; muitos se agarram na normalidade, outros se desesperam e enlouquecem lentamente em seus trabalhos, junto com as suas famílias, nos ônibus, carros e trens, congestionamentos de inércia que não os levam a lugar algum. Tomados por crises de depressão e ódio e canalizam estes sentimentos para os que se encontram na mesma situação que eles se esquecendo quem são os verdadeiros responsáveis pelas suas misérias: os governos, as religiões institucionalizadas, as empresas exploradoras e as mentes que os fabricam.

Por outro lado o mundo está explodindo em mudanças rápidas e promissoras: blocos de guerreiros vestidos de negro, rizomas de rádios comunitárias, levantes indígenas, redes de okupas e outras insurreições nos centros e periferias. Cada um destes elementos é também uma peça no mosaico deste tempo em movimento. "O futuro realmente não é mais como era antigamente",  e esta frase, pichada em um muro argentino, lembra-nos o quão negro o futuro nos pareceria se não fosse nossa própria capacidade de intervirmos positivamente no que está por vir. Então picharemos aqui nesse blog: Notícias, eventos, livros, textos, música e algumas idéias para o presente e futuro, por um mundo que ainda está para surgir.

O topo só é inalcançável quando desistimos de alcançá-lo! É com essa proposta que surge o espaço virtual RESPIRA.

Posted in Geral | Comments Off on Bem vind@s