Fica cada vez mais evidente, a uma parcela cada vez maior de pessoas submetidas à Máquina-Sistema que há alguma coisa muito errada acontecendo. Mentiras, guerras, violência, sobrecarga e desgaste, sub-emprego, exploração, impostos e irresponsabilidades, escapismo, miséria, morte e inanição. É claro que nem todos são capazes de perceber conscientemente este mal-funcionamento; muitos se agarram na normalidade, outros se desesperam e enlouquecem lentamente em seus trabalhos, junto com as suas famílias, nos ônibus, carros e trens, congestionamentos de inércia que não os levam a lugar algum. Tomados por crises de depressão e ódio e canalizam estes sentimentos para os que se encontram na mesma situação que eles se esquecendo quem são os verdadeiros responsáveis pelas suas misérias: os governos, as religiões institucionalizadas, as empresas exploradoras e as mentes que os fabricam.
Por outro lado o mundo está explodindo em mudanças rápidas e promissoras: blocos de guerreiros vestidos de negro, rizomas de rádios comunitárias, levantes indígenas, redes de okupas e outras insurreições nos centros e periferias. Cada um destes elementos é também uma peça no mosaico deste tempo em movimento. "O futuro realmente não é mais como era antigamente", e esta frase, pichada em um muro argentino, lembra-nos o quão negro o futuro nos pareceria se não fosse nossa própria capacidade de intervirmos positivamente no que está por vir. Então picharemos aqui nesse blog: Notícias, eventos, livros, textos, música e algumas idéias para o presente e futuro, por um mundo que ainda está para surgir.
O topo só é inalcançável quando desistimos de alcançá-lo! É com essa proposta que surge o espaço virtual RESPIRA.